top of page
A Arte, o Ritual e a Interação Social da Condução no Playback

 

com Sheila Donio - São Paulo, SP

 
Música para Cena

 

com Andreia Rocha e Vinícius Ferreira
- Joinville, SC

Partindo da ideia de que todos nós somos seres musicais e utilizando jogos e dinâmicas coletivas, a oficina visa promover um espaço de experimentação e interação musical entre os participantes. Voltada para atores, músicos e curiosos que queiram experimentar as várias possibilidades de desenvolvimento da música para a cena.

 

Andreia e Vinícius fazem parte da Dionisos Teatro, grupo que pratica o Teatro Playback desde 2008, são atores, músicos, compõem trilhas para espetáculos e se divertem.

 

Ela é especialista em História da Arte pela Faculdade de Artes do Paraná, graduada em História pela UNIVILLE.  

 

Ele é graduando em Música pela Faculdade Claretiano - Rede de Educação. Também cria trilhas para projetos audiovisuais.

Através de exercícios lúdicos e a prática do Playback, iremos explorar o arco ideal de um espetáculo, focando no papel e nas responsabilidades do condutor em cada momento específico.

 

Também estudaremos os tipos de perguntas que melhor se encaixam em cada fase de uma apresentação e para cada forma que utilizamos no Playback.

 

Atriz desde 1992, com mais de 12 anos de experiência com o Playback, Sheila é formada e também professora credenciada pelo Centre for Playback Theatre, e desde 2014 é presidente da Diretoria desta organização. Fez cursos de condução com Jonathan Fox, Jo Salas e Sarah Urech, e nos últimos 8 anos foi treinada nessa área por Will Chalmus. Em 2006 ela começou a conduzir histórias em workshops e em 2008 começou a conduzir espetáculos, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

Realização de um Teatro Espontâneo, que poderá ser focado em um tema ou não. No Teatro Espontâneo o diretor faz um aquecimento com o grupo para o surgimento de uma cena que irá ser criada durante o processo da encenação. Caso a coordenação de evento ache interessante podemos focar em algum tema específico.

 

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1992 e Mestre em Psicologia pela mesma instituição em 2004.  Psicodramatista e Diretora de Teatro Espontâneo pela Cia do Teatro Espontâneo desde 2001.

rabalhou como atriz na Companhia São Paulo Playback Theatre entre os anos de 1998 e 2001. Em 2011, convida alguns atores para integrar um grupo de teatro de improviso na cidade de Florianópolis. Assim nasce o Grupo Caras de Palco Teatro de Improviso, que sob a direção de Carolina possue como “carro chefe” as modalidades de Teatro Espontâneo e Playback Theatre. Em 2014 realizou curso de formação com os criadores do Playback Theatre, Jonathan Fox e Jo Salas, na cidade de Curitiba/PR.

Noções de Semiótica - o uso dos signos no palco

 

com Tomás Barreiros
- Curitiba, PR

Teatro Espontâneo

 

com Carolina Fava - Florianópolis, SC

Detalhes da Programação

 

Veja abaixo informações detalhadas de algumas das atividades do nosso Encontro de Teatro Playback.

SÁBADO 10/10 9:15-12:15

SÁBADO 10/10 9:15-12:15

SÁBADO 10/10 14:15-15:15

SÁBADO 10/10 14:15-15:15

Esta oficina visa dar aos atuadores do Teatro Playback algumas noções de interpretação no teatro convencional e suas possibilidades como ferramenta expressiva no Playback.

 

Ator, Diretor, Arte-Educador há mais de 30 anos. Fundou a Dionisos Teatro em 1997. Especialista em Prática Social da Arte pela USP/Univille, graduado em História pela Univille. Professor de Artes no Colégio da Univille e Diretor do Programa Institucional de Artes Cênicas da Univille.

DOMINGO 11/10 9:15-12:15

DOMINGO 11/10 9:15-12:15

A oficina consiste em oferecer um contexto para o treino da improvisação. Será oferecida uma introdução a dramaturgia do improviso e a conduta do bom improvisador através de jogos e cenas que estimularão a criação de novos roteiros. Levando em conta que o Playback é improviso, as técnicas de improvisação poderão agregar novas formas de encenar e construir as estórias em equipe.

 

Diretor da Creatio; Master Coach e Líder Coach pela Organização Internacional Cóndor Blanco-Chile, Instrutor de Oratória (Humanni), Pós Graduado em Psicodrama pelo Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno (IMPSI); Diretor e ator de Teatro Espontâneo; Ator profissional; Psicólogo Clínico com foco em Desinibição e Timidez.

Oficina de
Interpretação

 

com Silvestre Ferreira

- Joinville, PR

Jogos de Improviso
para Playbackers

 

com Rodolfo Costa e Silva

- Belo Horizonte, MG

SÁBADO 10/10 14:15-15:15

Ho'oponopono

 

com Suzana Lenzi
- Brasília, DF

O ho'oponopono é uma técnica havaian de limpeza de padrões, energias e vibrações negativas. Essa técnica era repassada de geração para geração por Kahunas, sacerdotes havaianos, que significa guardiões do segredo. A técnica consiste em um processo de limpeza das emoções, sentimentos ruins que estão nas memórias revividas constantemente. Ao iniciar um processo de limpeza a pessoa adentra seu mundo interior e inicia uma caminhada num processo de autoconhecimento. O mantra mais conhecido dessa técnica é: 'Sinto muito, me perdoe, eu te amo e sou grato.'

 

Natural de Brasília, Suzana Lenzi, é atriz desde 2006, formada pela CAL - Casa das Artes de Laranjeiras no Rio de Janeiro, produtora cultural, diretora, roteirista, dubladora e ministrante do curso Teatro Espontâneo (da espontaneidade à espiritualidade), onde une o teatro de playback, a limpeza de memórias do ho'oponopono e as máscaras do ego na abordagem do pathwork, 'o caminho da autotransformação'. Ela é fundadora da Companhia Arvorecer Playback Theatre.

A Semiótica é a ciência que estuda os signos. Ter noção dos signos pode ajudar na atuação. Como fazer para o espectador ver, digamos, um boi que não está no palco? Ou ter a ideia de que estou tomando um café que também não está ali? Fazemos isso utilizando (o mais das vezes, intuitivamente) signos. Se entendermos como se dá o uso dos signos, o papel e a variedade deles e suas diferentes possibilidades de utilização e interpretação, poderemos fazer melhor uso deles. E teremos mais segurança para utilizá-los no palco.

Nesta oficina, as noções básicas da teoria serão apresentadas de modo claro e fácil, e logo brincaremos com as diferentes possibilidades de utilização dos signos. 

 

Tomás é ator profissional (atuando atualmente nos grupos Re-Trato Playback Theatre e Teatro Espontâneo Processual), jornalista profissional diplomado, psicopedagogo, especialista em Língua Portuguesa, mestre em Comunicação e Linguagem e doutor em Ciências da Educação. Foi professor universitário por 15 anos. É produtor editorial com participação em 48 obras. Trabalha como analista de comunicação concursado do Ministério Público do Estado do Paraná.

OFICINAS

Através de exercícios e dinâmicas individuais e coletivas, buscaremos acessar o rico e complexo universo interior do ator de Playback, para incluí-lo e torná-lo disponível como ferramenta de atuação em cena. Ao ouvir uma história, o ator de Playback encontra suas próprias histórias vividas; ao percebê-las e narrá-las para si mesmo, pode encontrar um estado de presença mais integrado e consciente.

 

Psicóloga, terapeuta de familia e casais e facilitadora de grupos. Dramaterapeuta, contadora de historias, atriz e condutora de Playback Theatre, com formação pelo Centro para Playback Theatre em Nova Iorque. Atualmente integra a companhia de Playback da empresa SDW e ministra cursos e oficinas para cidadãos-atores. 

DOMINGO 11/10 9:15-12:15

O Ator que se Narra: a escuta interna e a escuta externa do playbacker

 

com Maria Marta Faria

- São Paulo, SP

bottom of page